sexta-feira, 14 de maio de 2010

Essa sagrada teimosia

Alô Pulika! Adorei o seu comentário, muito apropriado e bonito. Ah! essa sagrada teimosia!

...

Como bem disse o Pulika em comentário postado neste blog, a poesia é teimosa, a música é teimosa e insiste. Apesar dos pesares, a arte, como diria Nelson Sargento, agoniza mas não morre. Logo poderiamos aqui citar uma infinidade de bons filmes sendo rodados às margens da grande indústria, já no seu seio...é complicado.


...


Estou ansioso para ver o documentário sobre o João Gilberto. Parece que está em fase final de produção. Pelo que já ouvi sobre o filme, João, que concedeu na vida raríssimas entrevistas, resolveu falar um pouco.

Nem só de glórias vive o homem que criou a batida da bossa nova e revolucionou a maneira de cantar no Brasil, um verdadeiro marco na música popular brasileira. No filme, João Gilberto comenta a batalha judicial dele com a EMI que resolveu lançar, sem a sua prévia autorização, os seus três primeiros discos reunidos num único compact disc numa edição luxuosa intitulada The Legendary João Gilberto e que no Brasil foi batizada João Gilberto O Mito. O CD continha todas as músicas dos seu três primeiros discos, acrescidos de mais três do EP de 1962 Orfeu da Conceição. Sem respeitar a ordem original das faixas dos discos, com uma digitalização feita às pressas que deformou as gravações, e ainda com frases presentes no encarte que folclorizavam o artista e pareciam querer ridicularizá-lo, o CD irritou profundamente João Gilberto que entrou na justiça e até então jamais quis tocar no assunto. Um absurdo. Desde 1992, ano de seu lançamento, o CD está embargado, e o processo se arrasta na justiça há mais de 20 anos. Resultado: os três primeiros discos de João Gilberto, que sempre foram incluídos também na discografia de Antonio Carlos Jobim, discos essenciais da bossa nova e da música popular brasileira, estão fora de catalogo, e só existem na mão de colecionadores de Viníl.

Vida longa aos meus amigos do Vinil é Arte e seus muirakitans. Quantos discos foram perdidos? Cada vez que acenam com uma nova tecnologia eu penso nas obras que ficaram pra trás há depender de meios absoletos. Será desnecesário ser teimoso?

Então voltamos àquele papo sobre essa teimosia sagrada que insisti em resistir...
Bom final de semana, resistamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário