quinta-feira, 3 de junho de 2010

"Matou a família e foi ao Bahamas"

Na avenida Independência, entre a Rio Branco e a Santo Antônio, num pavoroso muro branco por onde passaram saguis teimosos, apareceu um dia o curioso escrito: "Matou a família e foi ao Bahamas". Não me cansava de lê-lo, para mim era uma honra imensa encontrar nessa cidade algum lampejo de criatividade, inteligência, insubordinação e coragem.

Juiz de Fora vem se firmando como a cidade dos supermercados. A cada dez minutos é possível ver um anúncio com as principais ofertas do supermercado local Bahamas, que parece não ter mais adversários na cidade. O Bretas, de Belo Horizonte, já não oferece a mesma concorrência, o Carrefour, francês, como prova de rendição ao império local, é hoje o carrefour que mais se parece com o Bahamas no mundo.

É nesse cenário que um dia apareceu num muro da cidade a inscrição que dá nome à postagem. Por alguns meses ela surpreendeu os transeuntes e os motoristas. Sempre que a via, pensava em buscar uma máquina fotográfica para registrar essa ousadia. Humor finíssimo. Ainda mais na cidade que parece fazer o contrário do que diz Zeca Baleiro numa interessante frase trazida na canção Piercing que diz: "Lugar de ser feliz não é supermercado". Os Juiz de Foranos não pensam assim, com poucas opções de lazer e de cultura, até jovens roqueiros recorrem ao Bahamas 24 horas para postergarem suas noites sem opções. O grande programa do Juiz de Forano não rico, por incrível que pareça, é sim, ir ao supermercado. Se não há um lugar para ir, busquemos o não lugar, e sejamos felizes com os descontos que parecem nos oferecer.

Bem vindos a pós-modernidade que a citada inscrição denuncia.

Não demorou muito mandaram apagar a frase. Curioso é que apagaram apenas o nome do supermercado, o resto da frase ficou na parede. Um outro pixador, bem menos sagaz, completou a frase e no lugar do objeto indireto que apagaram escreveu açougue. Tentando transformar a frase num estandarte pró vegetarianismo, o oportunista vegetariano, ajuda o supermercado Bahamas a apagar das cabeças dos Juiz de Foranos a criativa sacada de um cidadão anônimo que pintou seu grito bem humorado num muro da Independência.

Aqui, a frase estará guardada e ninguém vai apagar.

Todos os créditos para ti cidadão anônimo que reagiu as milhões de propagandas que nos conduzem automatizados aos mesmos supermercados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário