sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Não pare pra pensar - Pato Fu

Outro dia nas Lojas Americanas vi uma promoção do novo disco do Pato Fu. Sim, eu ainda acompanho a banda mineira. E com o mesmo entusiasmo de sempre. Pois bem, diante do disco, não parei pra pensar e levei. Reservei uma hora do dia seguinte para ouvi-lo e digo: curtição total.

Depois, encontrei uma crítica no site MIOJO INDIE, e empolgado resolvi deixar um comentário, para reforçar essa minha estima pela banda mineira. 

Escrevi que quem gosta de rock e gosta de canções, não pode nunca deixar de ouvir um disco novo do Pato Fu, pois, John Ulhoa, guitarrista e produtor da banda, é um dos maiores compositores de pop-rock do país. 

A equação Oswaldiana: "amor = humor" é o que norteia essa banda mineira, desde os já longínquos anos 90. Talvez seja esse o traço que mais lhes fazem parecer com os Mutantes da formação clássica: Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias. 

Escrevi ainda que, desde que a banda decidiu dar prioridade a voz suave de Fernanda Takai, o Pato Fu é essa banda fofa que o grande público reconhece. No entanto, quem ainda ouve os discos, continua escutando, também, um outro lado do Pato Fu. 

Como nos antigos desenhos animados, o Pato Fu está entre a anjinha e o diabinho. Embora ouça bem mais a anjinha, ouve também o diabinho pois, além de cantar algumas músicas - e a interpretação de John para "Ninguém Mexe com o Diabo, como a que fez para "Deus", é sensacional - é ele quem escreve grande parte das canções para a anjinha cantar. Irreverência, acidez, e delicadeza se misturam muito bem nessa banda. 

E tem mais, na vida real, o diabinho ainda é casado com a anjinha.

Parece que John pode compor assim por muito tempo e que a banda ainda vibra de alegria a cada novo achado de seu compositor. Em cada versão que fazem, em cada show. E é por isso que eu faço essa canção para que essa banda linda viva mais, muito mais. 

Vida longa ao Pato Fu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário